sábado, 18 de janeiro de 2014

A UNIFESP É BRANCA, E ISSO NÃO TEM GRAÇA!



A UNIFESP É BRANCA, E ISSO NÃO TEM GRAÇA!
CONTRA O RACISMO DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE!

[Que a Universidade] se pinte de negro, que se pinte de mulato; não só entre os alunos, mas também entre os professores; que se pinte de operários e de camponeses, que se pinte de povo, porque a Universidade não é patrimônio de ninguém e pertence ao povo...
(Ernesto “Che” Guevara)

Nesta sexta-feira, 17 de janeiro de 2014, durante o “trote” nas matrículas de estudantes convocados/as em primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) para a Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista (Unifesp-BS), estudantes veteranos pintaram com tinta branca duas estudantes negras. Além disso, afirmaram que agora elas podiam estudara na Unifesp, pois “esta universidade é branca”.

Isso é uma evidente referência à inscrição “Essa Universidade é Branca” numa das paredes da Unifesp, logo acima de uma faixa com os dizeres “TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO”, pintadas pouco tempo depois do assassinato de Ricardo Ferreira Gama, auxiliar de limpeza terceirizado na Unifesp-BS.

Dentre todos/as os/as docentes da Unifesp-BS, apenas quatro são negros. Na outra ponta da divisão social do trabalho, entre os/as terceirizados/as, a maioria é negra. Entre os/as estudantes, cerca de 20% se declaram negros/as, enquanto na população nacional, este índice chega a 49%.

Nós, do Coletivo Nacional Construção lutamos por uma universidade socialmente referenciada, que seja aberta à classe trabalhadora, à juventude preta e pobre, à periferia. Queremos destruir a universidade branca e elitizada, que serve historicamente aos interesses da classe dominante.

Assim, repudiamos veementemente essa ação violenta e racista. Não vemos graça nenhuma na constatação de que essa universidade é, sim, branca e seguiremos em luta pela Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Socialmente Referenciada.


COLETIVO NACIONAL CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments