segunda-feira, 28 de maio de 2012

Juventude e Violência


Violência é a culpada pela morte de 2 em cada 3 jovens mortos no Brasil

Segundo o "Mapa da Violência 2011", divulgado pelo Ministério da Justiça, dois terços dos brasileiros que morrem ainda jovens são vítimas da violência em nosso país: enquanto 20% deles morrem em acidentes de trânsito, outros 40% são assassinados! Para efeito de comparação, os homicídios entre outras faixas etárias respondem por "apenas" 2% das mortes.

E se, por um lado, o número de homicídios entre os brancos caiu 22%, de 2002 para 2008, por outro lado, no mesmo período, o número de homicídios entre os negros cresceu 20%. Proporcionalmente, então, morrem 67% mais negros do que brancos!

Além disso, como a quase totalidade dos mortos é do sexo masculino, ocorre um significativo desequilíbrio demográfico na distribuição por sexo da população jovem. Podem-se imaginar os riscos desse desequilíbrio?

Esse dados nos mostram a impossibilidade de se garantirem políticas de seguridade social para a juventude - e para as demais faixas etárias, inclusive - num país com tamanha desigualdade social como o Brasil. Aliás, numa economia de mercado, num sistema capitalista, não existe saída para a juventude trabalhadora, além de duas: a exploração de sua força de trabalho ou a morte.

Não fiquemos com nenhuma das duas! Lutemos por uma sociedade socialista, em que a juventude possa trabalhar, estudar e se desenvolver plenamente!

fonte: http://www.sangari.com/mapadaviolencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments