terça-feira, 15 de maio de 2012

Encontro Regional de Estudantes de História - Sudeste 2012




Do dia 27 de abril a 1º de maio aconteceu no IFCH-UNICAMP, em Campinas, o Encontro Regional de Estudantes de História do Sudeste, construído pelas 4 escolas que hoje compõem a Federação do Movimento Estudantil de História - FEMEH - em São Paulo: USP, UNICAMP, UNIFESP e PUC. 

A FEMEH tem nos Encontros Regionais uma importante oportunidade de articulação da Federação a partir de suas bases, uma vez que é construída cotidianamente a partir dos CA’s e DA’s (entidades representativas de base). Os debates, a integração e a formação viabilizados pelo EREH ajudam a construir regionalmente no país inteiro as pautas do movimento estudantil de História, tornando-o mais orgânico e articulado. 

Desde do ano passado, a regional sudeste passa por uma reconstrução, impulsionada pelo EREH 2011 realizado em São Gonçalo após 4 anos de desorganização da regional SE (Sudeste). Com esse encontro em São Paulo, agora em 2012, demos prosseguimento aos esforços de fortalecimento a nossa Federação pelas bases e a partir da nossa regional, propondo um tema de pouco acúmulo do movimento estudantil de História até hoje: História e Meio Ambiente - Capitalismo em crise.

Avaliamos como muito qualitativos os espaços de discussão promovidos pelo Encontro, que conseguiu avançar nos temas propostos de modo a levantar bandeiras para a Regional Sudeste, mas também criar referência como espaço político de formulação e atuação entre os estudantes de História participantes. Questões como Desenvolvimento Sustentável, Questão Agrária, Megaeventos e moradia, Planejamento Urbano e Código Florestal foram discutidas nos 4 dias de encontro, bem como as demais pautas que são intrínsecas ao movimento, como as opressões (racismo, machismo e homofobia).

O EREH conseguiu fazer um contraponto aos debates das políticas atuais do governo em relação ao meio ambiente, colocando como principal agente de seu caráter insustentável o sistema hoje vigente, o capitalismo. Também debateu a quem a degradação do meio ambiente serve, e quem são os principais afetados por ela, como o Código Florestal favorece os grandes latifundiários e como a classe trabalhadora tem cada vez menos espaço nos grandes centros urbanos e nas periferias com o avanço da especulação imobiliária e das desocupações. A importância desses debates se deu não apenas pelo acúmulo gerado pelos estudantes que participaram, mas principalmente porque compreendemos a partir deles uma necessidade grande de alinhamento da FEMEH com os movimentos sociais que lutam contra os ataques do sistema nessas frentes, entendendo que somente com a atuação conjunta dos estudantes com os movimentos sindicais e sociais é que a transformação efetiva da realidade é possível.

O Encontro avançou também com a inauguração do setorial de mulheres da região Sudeste da FEMEH, criado a partir de um espaço auto-organizado em que as companheiras debateram sobre construção histórica do machismo e a necessidade de combate à mentalidade machista que se estende até os dias de hoje, com iniciativas como a auto-organização de mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments