terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Moção de apoio as famílias da Ocupação Che Guevara em Messias-AL


Desde 2008, trezentas famílias ocupam um terreno abandonado da prefeitura, as margens da BR-101 em Messias-AL. Durante esses 5 anos as famílias construíram de forma coletiva suas moradias e vidas, independentes de estado e políticos.
Foram 5 anos marcados por diversas tentativas de diálogo com a prefeitura, mas nunca as famílias foram atendidas, retratando bem a postura do governo municipal para com o povo pobre, mas ao que parece enquanto deixava de se reunir com o povo pobre a prefeitura fazia reuniões com os empresários ricos, porque agora ameaça as famílias de despejo por meio de uma reintegração de posse e usa como justificativa que o terreno será um pólo industrial.
Após muita luta, em 19 de janeiro de 2012, houve a suspensão da ação de reintegração de posse levada pela prefeitura, através da intervenção do governo estadual na pessoa do secretário de articulação social Claudionor Araujo. Foi firmado também o comprometimento do governo estadual em construir moradias populares para as famílias em outra área, e nos últimos dias o governo estadual recuou alegando não ter condições.
Nós, do Coletivo Construção – Coletivo de juventude estudantil e trabalhadora, viemos manifestar nosso total  apoio à luta desses moradores, entendendo que a luta pela moradia é uma das vertentes da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras por uma sociedade justa. O direito à moradia, básico e necessário à sobrevivência humana, não é garantido nesta sociedade capitalista, e os efeitos perversos disso percebemos na disposição do governo municipal diante de casos como o da ocupação Che Guevara, que se omite ao problema das famílias e só beneficia os ricos empresários.   
Dessa forma, nos solidarizamos com a luta desses moradores e pedimos àqueles e àquelas que apóiam a luta, que manifestem sua solidariedade.

* Pelo direito a moradia digna a todas e todos;

* Pela suspensão da ação de reintegração de posse;

* Pela reafirmação do acordo da construção de casas populares pelo governo estadual;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments