sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ocupação da Reitoria da UFF

“A Via Orla não vai passar, a UFF é pra lutar”
“E cadê? O reitor sumiu!”


A UFF vive uma crise de expansão acompanhada de precarização. Depois de uma tentativa de ocupação na reitoria onde 400 estudantes ocuparam o pátio da reitoria, logo após assembléia dos estudantes no DCE, contudo "foram convidados a se retirarem" pela Tropa de Choque da Polícia Federal e PM’s de fuzis na madrugada da sexta-feira dia 26.


Breve explicação:

A grande mobilização dos estudantes envolve tanto o protesto contra a Via Orla e Via 100 que não foram amplamente discutidas com a comunidade acadêmica e local, como a implantação do resultado do plebiscito, que completou um ano este mês, em que 87 % da comunidade acadêmica decidiu pelo fim dos cursos pagos lato sensu na UFF, tendo em vista de que mesmo com a sua realização, a cada Conselho Universitário desejam passar, de qualquer forma, outros cursos pagos.

Na segunda-feira, em menos de uma semana de organização, foi realizada mais uma assembléia geral dos estudantes da UFF em torno de 200 pessoas, no Bandejão em Niterói, com estudantes da sede e outros campi do interior da UFF, onde foi decidido várias pautas de reivindicações dos estudantes, discussão de método de organização, avaliação da mobilização, tiramos entre outras coisas: tirar as estacas onde estava sendo erguido a construção da Via Orla e Via 100 para entregar metade ao Jorge Roberto Silveira (prefeito da cidade) em ato do SEPE na terça e metade delas entregar para o Roberto Sales (reitor da UFF) no CUV na quarta.

Essas vias vão passar por dentro da universidade e outra passará por onde atualmente é uma comunidade pobre e também na região onde hoje é a creche da UFF que atende filhos de servidores, estudantes e professores. Essas discussões destes projetos não foram feitas com a comunidade acadêmica e local, até agora não se sabe a proposta da prefeitura para um lugar para remanejar as famílias e outro lugar para creche, mais um traço que boa coisa não é...

Este projeto passou de forma autoritária no Conselho Universitário (Espaço burocrático maior de decisão na UFF), sem qualquer discussão, a moda antiga, a rodo. Há indícios que foi feito um acordo entre a prefeitura da cidade de Niterói e reitoria para que essas vias fossem aprovadas pela UFF, pois como as obras do REUNI foram embargadas a reitoria se viu acuada, sendo que o dinheiro do REUNI só vai para UFF com a condicionalidade da expansão.

Com isso, os prédios que estão sendo construídos atrás da UFF, com o dinheiro de especulação imobiliária (na região sul de Niterói), os grandes poderosos, reclamaram para o MP que as obras dos prédios novos da UFF iriam tapar a vista da Baia de Guanabara dos novos moradores e como o Estado não é neutro, a reivindicação dos ricaços foram atendidas, com o embargo.

Pelo que estamos acompanhando, depois da decisão da prefeitura de construir essas vias: orla e 100, as obras continuaram como podemos dizer, através de um “acordo de cavaleiros”, que o prefeito não esconde em entrevista e prefere não chamar de acordo que fez com a UFF, mas de parceria!

Portanto, na assembléia do dia 29 foi marcada uma vigília onde os estudantes fariam faixas e cartazes e organizasse a intervenção para o CUV na quarta, pela manhã. Depois de apresentar as pautas de reivindicações e tentar diálogo com a reitoria no CUV, que se manteve indiferente e encerrou o CUV duas horas antes quando conselheiros (contrários as reivindicações) se retirou do espaço. Diante disso, os estudantes, servidores e professores foram em ato até a reitoria para ocupar insistindo a presença do reitor para negociar.

Mais de 400 pessoas ocuparam a reitoria e mesmo sem luz e água só saímos daqui quando o reitor Roberto Sales nos atender e assinar a nossa pauta de reivindicações, entre elas, as principais estão:

  • Pela paralização imediata das obras da via orla e via 100.
  • Pelo fim imediato dos cursos pagos de lato sensu na UFF.
  • Mais concursos públicos, bandejão, construção imediata do alojamento (Niterói) e muro no SPA e Alojamento (PURO), para outros campi do interior também.
  • Implantação do Plano de Assistência Estudantil.
  • 10% do PIB para educação
  • Contra o PNE do governo
  • Expansão com qualidade.


Ocupação Maria Clemilda e Manuel Gutierrez.
“A Via Orla não vai passar, a UFF é pra lutar”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments