terça-feira, 28 de junho de 2011

Moção de Repúdio, a atitude repressiva do DCE PUCRS durante as eleições de tiragem de delegados do 52º CONUNE


Baixe o PDF


Moção de repúdio do Coletivo CONSTRUÇÃO, a atitude repressiva do DCE PUCRS durante as eleições de tiragem de delegados do 52º CONUNE

O Coletivo CONSTRUÇÃO entende ser fundamental o combate a violência sexista que é estrutural e cultural na atual sociedade. Por entender isto, viemos através desta moção repudiar e denunciar as cenas de violência ocorridas na PUC RS, na segunda-feira, dia 13 de junho, durante as eleições do 52º Congresso da UNE. O COSNTRUÇÃO condena tal movimento estudantil, que reproduz a violência sexista!

Ao questionar a lisura das eleições realizadas pelo Diretório Central dos Estudantes da PUCRS, as militantes do movimento estudantil, Paola Piumato e Tábata Silveira, foram brutalmente agredidas por membros da gestão desta entidade, sendo uma delas inclusive agredida sexualmente.
Gritos desesperados por socorro e uma porta fechada com a luz apagada em uma salinha, com as duas estudantes e, ao redor delas, homens, membros da gestão, atualmente ligada ao PDT foram divulgados através de um vídeo nas listas dos movimentos sociais: http://www.youtube.com/watch?v=ETjOIS5ldkc

Há anos, este grupo ligado ao vereador Mauro Zacher do PDT-RS, controla a gestão do DCE com graves episódios de coerção a grupos que se colocam como oposição. Temos em mãos a notícia de agressão sistemática a estudantes da oposição, principalmente as mulheres e ameaças de estupro. E o que faremos diante de tal fato? Nos calaremos mais uma vez? Trataremos como um problema individual ou privado? O CONSTRUÇÃO diz NÃO. Devemos unir nossas forças para combater tal prática. A violência contra mulher deve ser combatida em todas as esferas da nossa sociedade e não pode ser usada como arma política para coagir e oprimir a militância estudantil.

Sabemos que, a organização dos estudantes é fundamental  para garantir uma universidade que de fato sirva à sociedade e não aos interesses privados. Se hoje ainda há universidade pública, sem dúvida, isto se deve à mobilização organizada de várias gerações de estudantes que não se calaram diante da injustiça, lutando contra a precarização das condições dos estudantes e até mesmo contra a ditadura militar. Muitos nestes tortuosos caminhos deram a vida ou foram duramente torturados na defesa de um mundo livre da opressão. É este Movimento Estudantil que defendemos não o que reproduz a opressão.
As meninas, gritando por ajuda, representam os gritos por socorros de milhares de mulheres que cotidianamente são vítimas da violência, seja no trabalho, na rua, ou em sua própria casa. A cena torna-se ainda mais assustadora se pensarmos que se deu num contexto do movimento estudantil, como forma de coagir quem se manifestava contrário a prática do DCE.

Esse tipo de prática é muito comum entre grupos que são capazes de qualquer coisa para garantir o controle de entidades do movimento estudantil, colocando seus interesses a frente dos interesses dos estudantes. Nós, do Coletivo CONSTRUÇÃO, defendemos o debate amplo e honesto, garantindo a democracia nos fóruns do movimento estudantil.

O Coletivo CONSTRUÇÃO repudia todas as formas de violência contra a mulher, seja a violência de gênero, a violência moral, a violência sexual, psicológica ou estatal. Repudiamos enormemente qualquer tipo de opressão, em todas as esferas da sociedade. Esse não foi o primeiro caso de violência contra a mulher no Movimento Estudantil. Tampouco será o último, se não combatermos ativamente a esse tipo de prática.

Devemos organizar a luta. É necessário combatermos o machismo e a violência através do impulso as lutas pelo fim de qualquer tipo de violência!
“É imperdoável nossa atitude de indiferença diante de uma das tarefas essenciais da classe trabalhadora. É inexplicável e injustificável que o vital problema sexual seja relegado, hipocritamente, ao arquivo das questões puramente privadas” (Alexandra Kolontai)

  • PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
  • PROTEÇÃO A TODAS AS MULHERES AGREDIDAS PELO DCE PUCRS!
  • PELA PUNIÇÃO DOS AGRESSORES DA PUC/RS!
  • UMA OUTRA GESTÃO DIGNA PARA O DCE PUCRS!
  • POR UM MOVIMENTO ESTUDANTIL NA DEFESA DE UM MUNDO LIVRE DA OPRESSÃO!


Assina:
COLETIVO CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Intense Debate Comments