Há pouco mais de uma semana, o movimento
estudantil da USP decretou greve mais uma vez. Mais uma vez? O que será que
tanto incomoda a esses estudantes a ponto de paralisarem suas aulas, incorrendo
em todos os ônus que essa medida acarreta no calendário escolar?
A tal da democratização das instâncias de poder
da USP está em pauta há pelo menos 30 anos e em nada avançou. Se a abertura
democrática de 85 possibilitou o retorno à participação política civil (mesmo
que restrita às contradições da democracia burguesa), a USP ainda permanece com
um funcionamento administrativo digno de ditadura militar, mantendo em seu
regimento, inclusive, decretos de caráter autoritário implementados durante o
regime.
De tal maneira, não só a comunidade universitária em sua maioria é excluída do poder decisório dos rumos da universidade, como também uma sociedade inteira que a sustenta. Como pode ter orientação socialmente funcional se a universidade, pública por financiamento mas elitista por princípio, não incorpora as demandas sociais e negligencia a relevância política dos interesses da população no que tange ensino, pesquisa e extensão? A luta do movimento estudantil é, antes de qualquer pauta elencada em assembleia, uma luta unificada por uma concepção de universidade subversora da ordem estabelecida - essa, que obedece criteriosamente à manutenção da sociedade de classes, garantindo o privilégio de uns em detrimento da miséria de outros.
De tal maneira, não só a comunidade universitária em sua maioria é excluída do poder decisório dos rumos da universidade, como também uma sociedade inteira que a sustenta. Como pode ter orientação socialmente funcional se a universidade, pública por financiamento mas elitista por princípio, não incorpora as demandas sociais e negligencia a relevância política dos interesses da população no que tange ensino, pesquisa e extensão? A luta do movimento estudantil é, antes de qualquer pauta elencada em assembleia, uma luta unificada por uma concepção de universidade subversora da ordem estabelecida - essa, que obedece criteriosamente à manutenção da sociedade de classes, garantindo o privilégio de uns em detrimento da miséria de outros.
A defesa dessa concepção deve questionar,
necessariamente, todos os aspectos de como a USP é hoje, uma das universidades
mais excludentes e conservadoras do país. Desde as políticas de acesso e
permanência até as cadeiras no Conselho Universitário reservadas a fundações de
caráter privado, a tarefa da democratização da USP deve ir para além do
discurso retórico e contar com medidas efetivas e propositivas.
Ninguém, de direita a esquerda, discorda da
imperiosidade da democracia como meio de regimento social fundamental. Tal
conceito, ou mera palavra para uns, é "carne de vaca" do discurso
político, pressuposto de credenciamento e legitimação perante a quem se
pretende convencer. Considerando tamanha superficialidade e generalização de
emprego, qual é a democracia que queremos? Certamente, não é a da mídia
burguesa.
Estadão, Veja e Folha usam como principal
argumento para manipulação da opinião pública contra o movimento estudantil
uspiano a suposta "falta de democracia" que há na reivindicação pelo
fim da lista tríplice. Para eles, o governador, eleito pela população, deve
escolher o reitor da USP - já que empoderado por um sistema político
representativo. O que eles não entenderam - ou fingiram não entender - é que há
um abismo entre a democracia deles e a nossa. Demandamos a participação direta
como exercício político realmente democrático. E somos nessa reivindicação até
um tanto legalistas, pois nos adequamos ao princípio constitucional da
democracia nas instâncias de poder das instituições públicas.
Há, porém, um descompasso atual que precisamos ajustar de acordo com a concepção que defendemos. A pauta do governo tripartite é um avanço em relação ao reitorado, mas ainda se restringe a um grupo restrito: o dos que ocupam cargos e vagas conquistados em um sistema de seleção rigoroso e elitista. É preciso avançar para a incorporação da sociedade, dos movimentos sociais, no cotidiano da universidade se queremos democratizá-la de fato, na complexidade do que isso significa. Para tanto, devemos abranger a paridade para esse quarto setor, dando-lhe voz ativa em uma instituição que lhe é cara, e sua.
Há, porém, um descompasso atual que precisamos ajustar de acordo com a concepção que defendemos. A pauta do governo tripartite é um avanço em relação ao reitorado, mas ainda se restringe a um grupo restrito: o dos que ocupam cargos e vagas conquistados em um sistema de seleção rigoroso e elitista. É preciso avançar para a incorporação da sociedade, dos movimentos sociais, no cotidiano da universidade se queremos democratizá-la de fato, na complexidade do que isso significa. Para tanto, devemos abranger a paridade para esse quarto setor, dando-lhe voz ativa em uma instituição que lhe é cara, e sua.
Para que, enfim, a universidade possa de fato
ser chamada de "pública".
Nenhum comentário:
Postar um comentário